Glossário

 

O que você não sabia… … e agora vai saber
Achievement As “Conquistas” são recompensas ganhas por fazer alguma coisa um certo número de vezes, ou que seja dificil, também descobrir algo ou atingir algum objetivo. Os Achievements foram popularizados na XBOX Live e no Steam, já estão no World of Warcraft e transbordaram para as redes sociais. A
Action Vault São “saltos” dentro de jogos, diferentes dos pulos normais. Geralmente vem de uma interação com o cenário, e são acompanhados de outras coisas, como o bullet time por exemplo.
Background Background nesse mundo multimídia pode ser tanto o fundo visual de alguma coisa, ou o histórico que estrutura toda uma trama ou a motivação de um personagem. B
Blockbusters Filmes (mas podem ser outras mídias) que tiveram, ou esperasse que tenham, grande bilheteira/arrecadação e aceite popular.
Bullet Time É a câmera lenta em tiroteios, popularizada em Matrix, inciada nos jogos por Max Payne e agora figura fácil em toda parte.
Canon Vem de Canônico ou Canonizado, e é utilizado na Cultura Pop para falar de algo que é oficialmente reconhecido para o universo daquela obra. C
Cult O cult pode ser visto como algo mais refinado, que exija uma maior bagagem cultural para ser apreciado. Mas também pode ser visto como coisas que pessoas que desejam aparentar serem mais cultas adotam como gosto de grupo.
Cut Scene São as pausas visuais, geralmente nos jogos, que acrescentam informações na história. Normalmente não são interativas, e costumam ser videos com qualidade bem superior ao visual ativo do jogo. Os Final Fantasy são famosos pela qualidade das Cut Scenes.
D
E-Commerce É todo o mercado exclusivamente voltado para Web. As lojas e as transações existem no ambiente virtual. E
Easter Eggs Muito comum em games, mas hoje já presente em outras mídias se trata de uma mensagem, piada ou referencia oculta dentro da obra. Um dos mais clássicos era o jogo de FPS, estilo Doom, dentro de uma versão do Excel.
Ecchi São gêneros de anime e mangá que contenham insinuações sexuais e cenas eróticas de garotas.
Endereço MAC É o CPF, o DNA das peças de equipamentos eletronicos . É um código único que cada item possui, e serve de identificador em diversas situações. Ele é composto da combinação da identificação do fabricante com uma sequencia aleatória.
Flashback Significa voltar rapidamente para algo, em português, mas possui outros significados, depende onde é empregado. Neste caso, flashback é um fato acontecido no passado inserido em um momento atual, através da lembrança das pessoas, ou em um livro ou filme. É uma palavra inglesa que significa retrospecto, narração de fatos precedentes. F
Filler Geralmente utilizados em quadrinhos japoneses, são arcos de história dentro de uma série original, usados geralmente para que o anime não alcance o mangá. Se você deixar de assisti-los, eles não alteraram o sentido da história original.
FPS ou First Person Shooter O famoso “jogo de tiro”, onde você só vê a arma do seu personagem. Exemplos ficam nos clássicos como Wolfenstein e Doom, o popular Counter Strike e os mais atuais como o BattleField.
G
Harém São gêneros de animes e mangás que contenham insinuações sexuais e cenas eróticas de garotas.
Hentai São gêneros de animes e mangás onde o personagem principal é rodeado por pessoas do sexo oposto, geralmente com teor sexual ou “Ecchi”.
Hype É a ansiedade, a busca de informações, o interesse por betas, pré-venda, etc. que algumas marcas ou franquias são capazes de gerar – claro que com uma boa ajuda de campanhas publicitarias – desde quando são anunciadas até seu lançamento de fato. H
Indie Vem do inglês independent. São as produções, de arte a games, que são feitas fora dos grandes estúdios ou entidades, as vezes em projetos solo ou com uma equipe minima. I
Josei O termo refere-se a um gênero de mangás voltado para garotas mais velhas e adultos, envolve romances mais complexos e realistas, pode ou não haver nudez ou violência. J
K
L
Mainstream é a cena prinicpal de qualquer segmento. O que é realmente uma cultura mais popular – no sentido de propagação e apropriação por um numero grande de pessoas. São as coisas gigantes: bandas, filmes, jogos, livros… M
Mecha São gêneros de animes e mangás que contenham robôs.
Medley É a mistura de músicas relacionadas em um único titulo, sem pausa, com transições que fazem parecer uma coisa só.
Murinho, ou Jogos de Murinho São jogos que oferecem o recurso de cobertura interativa nos tiroteio ou momentos de ação. Você pode de fato se esconder atrás de paredes, mesas, e murinhos para ter mais proteção e vantagens táticas. Um dos primeiros jogos com essa coisas toda foi o Operation WinBack ainda no Nintendo 64.
N
On Rail o nome “Sobre Trilhos” define bem o que é isso. Este recurso foi muito utilizado em jogos de tiro, existindo até a categoria Shooters on Rail. E basicamente o personagem anda sozinho e você fica responsável por fazer pequenas ações, como desviar de coisas ou controlar a mira e atirar em coisas na tela. Esse estilo foi famoso nos arcades (fliperamas), e um clássico é o Virtual Cop. O
OVA Por vezes chamado de OAV (siglas para Original Video Animation e Original Anime Video), é um formato de animação que consiste de um ou mais episódios de anime lançados diretamente ao mercado de vídeo (VHS ou LD, atualmente DVD e Blu-ray), sem prévia exibição na televisão ou nos cinemas.
Party Nos RPGs é o nome dado ao seu grupo. É o time que vai encarar a aventura que for dada. P
Plot É a trama, os acontecimentos, a história principal
Plot Twist É a pegadinha, o momento em que o autor faz a virada e tudo que parecia ser, não é.
Prequel ou Prequela Se trata de uma obra anterior a uma outra a qual é ligada, que teoricamente seria a primeira. A prequel seria então, na cronologia, a n° 0, e geralmente é produzida após já existência da original.
Quick Time Events Um recurso que começou timidamente em jogos como o Indigo Prophecy/Farenheit. Se trata de quase um “video interativo”, em que cosias fora do seu controle acontecem na tela e você deve apertar os botões certos na hora certa. Q
Reboot É quando uma obra é zerada. Tudo construído até ali é jogado fora e desconsniderado, e a história começa de novo. R
Sandbox É um modelo de jogos onde você é livre para fazer quase tudo. Não existe amarras de historia, linearidade de roteiro, nem nada. Em alguns nem existem essas coisas, você simplesmente é jogado no mundo e faz o que desejar. Provavelmente o mais famoso e de fato um sandbox seja o Minecraft. Skyrim também é considerado. S
Seinen O termo refere-se a um gênero de mangás voltado para garotos mais maduros e adultos, envolve assuntos mais sérios, pode ou não haver nudez e bastante violência.
Shonen O termo refere-se a um gênero de mangás voltado para garotos mais jovens, envolve lutas, ação e um pouco mais de violência.
Shonen-ai O termo refere-se a um gênero de mangás que envolve romance entre garotos.
Shoujo O termo refere-se a um gênero de mangás voltado para garotas mais jovens, envolve romance, drama, comédia e bastante fofura.
Shoujo-ai O termo refere-se a um gênero de mangás que envolve romance entre garotas.
(jogos) Sidescroll e você jogou Super Mario ou Sonic, nas versões clássicas, você já sabe o que é um Sidescroll. São jogos que você so se desloca em um plano, não existe o eixo Z.
Sci-fi É um gênero que abrange ficção científica, “Sci-fi” é a abreviação de Science fiction em inglês.
Skill São as habilidades, muito utilizados nos RPGs. Geralmente você escolhe quais skills você quer dar a seus personagens, e isso vai influenciar na interação dele com o mundo do jogo.
Spin-off São obras paralelas, geradas a partir de personagens ou histórias secundárias do universo em que estão inseridas. O Escorpião Rei é um exemplo, surgido dos novos filmes da franquia Múmia. Angel surgiu a partir de Buffy. Conquer’s Bad Fur Day surgiu de Dnamey Kong Racing.
Survival São obras em que a sobrevivência é o foco das interações.
Survival Horror Esse gênero ficou famoso nos videogames com jogos como Silent Hill e Resnameent Evil, onde seu personagem se encontra em uma situação desfavorável, envolvido com questões sobrenaturais, onde tem uma dificuldade absurda de sobreviver. Então, a cada momento além dos sustos programados, você tem que se virar para não morrer.
Token ou Chave de Segurança São mecanismos, como os chaveirinhos que geram códigos a cada X segundos, que adicionam mais uma camada de segurança as senhas básicas. São muito utilizados nos bancos, para operações via internet, mas também já existem param proteger contas de jogos, com a da Blizzard por exemplo. T
TPx ou Third Person AlgumaCoisa São os jogos em que vemos o personagem todo na tela, ao invés de através dos olhos dele – como nos FPS. Os jogos em terceira pessoa tem milhões de variações indo dos “de tiro” e ação até RPGs. Alguns exemplos: Tomb Ranameer, Uncharted, KOTOR, Mass Effect.
Traço Gíria usada por artistas visuais que se referem a linha ou traço utilizado para desenhar.
U
V
W
X
Yaoi São gêneros de animes e mangás que envolvem romance entre homens com teor sexual forte, homossexual. Y
Yuri São gêneros de animes e mangás que envolvem romance entre mulheres com teor sexual forte, homossexual.
Z
The following two tabs change content below.

Latest posts by Maku (see all)