AfK #15 – A Força da Mônica

O selo MSP vem fazendo um trabalho incrível com histórias originais com personagens do Mauricio de Souza, inovando com uma pegada mais adulta e ilustrações de sensacionais desenhistas nacionais. A liberdade dada para a produção das histórias e a personalidade dos traços de quem participa dão ao selo uma imprevisibilidade fantástica e como digo para meus amigos, acho a melhor produção de HQ no mercado nacional.

Força Mônica!

Em Força, a Mônica ganha sua terceira graphic no selo, e como em Laços e Lições, temos outra história sensacional. Enquanto nas anteriores, feitas pelos Caffagi, tivemos um climão anos 80, com foco no grupo e em suas aventuras e problemas, em Força temos uma Monica mais jovem e uma história profundamente emocional – e emotiva.

Eu lembro de nos primeiros releases dessa história ter lido que seria algo relacionado a construção da Mônica, como ela ficou “forte”, superou o bullying dos meninos e tal. Não sei se confundi com alguma outra coisa ou se mudaram o roteiro pelo meio do caminho, mas Força não segue por aí. Temos uma história super familiar focada na Mônica, mostrando como uma criança lida com um problema “diferente”. Apesar de ser uma narrativa mais lenta, e sem nada de aventura tradicional, ela é muito, muito, bacana e facilmente arranca lágrimas – provavelmente graças ao combo da levada do roteiro e o estilo do desenho. O traço da graphic tem uma pegada muito delicada, e nos ambienta no mundo dessa “Moniquinha”. Esse pegada mais “fofa” consegue fazer um contraste bacana com o peso da história e do problema a ser resolvido, o que acaba colaborando mais ainda para mexer com a emoção de quem está do lado cá.

Quadrinhos simples…mas eficientes!

Força é uma história curta, e sem quadrinhos com milhões de informações, sendo uma leitura bem rápida – de uma cagada, como dizem no MDM. Acho que o brilho da construção da graphic está em conseguir em tão pouco tempo ter tamanha competência emocional e evolver quem está lendo. A sacada de trabalhar um outro lado da Força da Mônica merece aplausos de pé. A versão que ganhei é a de capa dura e tem a mesma boa qualidade das outras do selo. Não tenho do que reclamar nesse ponto. O preço dessa versão mais chique é de 34,00 mas, no momento desse post, rola de achar ela por 27,00 nas internets.

O traço da Bianca Pinheiro é muito cativante

Mônica Força vale pra caramba, e recomendo para leitores de quadrinhos, para não leitores, para dar de presente, para ter na mesa centro… Se você sabe ler, de uma chance para ela, pois será uma experiência bem diferente das tradicionais no mundo dos quadrinhos.

The following two tabs change content below.